Se você se interessa pela atividade de coach, saiba que há certificação internacional para atestar credibilidade profissional
Você já ouviu falar em coaching – ou coach? O termo também relacionado ao universo dos esportes – e, especialmente, ao futebol – indica uma atividade de formação pessoal em que um instrutor (coach) ajuda seu cliente (coachee) a evoluir em termos profissionais.
Segundo definição da SLAC (Sociedade Latino-americana de coaching), há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas em algum lugar da história essa palavra compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês coax, que significa “persuadir”.
Outra explicação vem de José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de coaching): “é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências; algumas pessoas dizem que é uma ciência, mas na realidade é um coquetel, um mix de recursos e técnicas com base em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e em ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos e planejamento estratégico, entre outras”, completa.
Marques também explica que coaching é uma metodologia que busca atender às seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. Para compreender bem o que significa ser um coach, vale usar, mais uma vez, a metáfora com o esporte: “o técnico não atua no jogo diretamente, mas oferece, como um padrinho, a sua experiência, que colabora para o desenvolvimento e desempenho do atleta.” É comum que psicólogos e psicoterapeutas trabalhem como coaches, mas no coaching, os assuntos se limitam a objetivos profissionais. Questões pessoais não são tratadas.
Quem se interessa pela atividade deve saber que há certificação internacional da profissão, a fim de garantir a credibilidade de quem a exerce. O Professional Coach Certification é emitido e reconhecido pela International Association of coaching, e contém o número de registro internacional como Coach Profissional. Uma pesquisa da consultoria PwC mostrou que o número de profissionais certificados nessa atividade subiu de 350, em 2009, para 1. 100, em 2012.
Fonte: Bayer Jovens