Em que time você joga? Na ciranda do consumo, onde você se enquadra, consumidor ou consumista?
Vamos entender essas categorias de gastos, por um lado o consumidor, aquele que compra, adquire ou paga por serviços, mercadorias, bens de utilização própria. Já no outro lado da moeda está o consumista aquele que consome em excesso, que compra mais do que o necessário ou muito além do que precisa, que têm uma tendência natural para comprar em excesso, muito além do que precisa, geralmente bens supérfluos. Esse é o significado no dicionário, na linguagem coloquial, você compra porque precisa ou por que quer?
Precisar é algo planejado e estudado, se possível faz-se um estudo de preço, e acaba comprando o melhor custo beneficio. Em compensação o querer, é algo impulsivo, e muitas vez chega a ser ilógico, a ponto de você sair da loja já arrependido, não houve negociação nem tão pouco questionamento da necessidade, o que leva um indivíduo a este ponto de consumo, descontar suas frustrações, desilusões ou ate mesmo punição, no ato de comprar algo.
Você tem que resolver suas questões relacionadas a dinheiro, existem crenças e paradigmas muito fortes que te fazem agir assim, pois se há o arrependimento ou simplesmente você tem consciência de que não devia cometer este ato, algo interior e mais forte que você está no comando, isso acontece com o dinheiro como acontece com a comida ou qualquer atitude fora da normalidade.
Hábitos diferentes de consumo podem mudar sua maneira de agir, sair de casa sem os cartões, fazer pré-lista de compras, determinar que hoje o passeio ao shopping não vai envolver compras, etc…
Entender o porque desta atitude, e fazer diferente…
Essa desintoxicação não é tão simples e sabemos que leva tempo, mas precisa ser dado o primeiro passo, só assim sua vida financeira tomara outro rumo, mudança de atitudes novos resultados. Convido você a ser um consumidor daqui para frente e buscar sua riqueza garantida.
Anibal Teixeira
Mentoria Atoxica e Acelerada.